Como usar ácido muriático em rochas

Os geólogos usam testes de ácido para ajudar a determinar a identidade de determinadas rochas. Ácido muriático , também conhecido como ácido clorídrico , ou HCl , actua como um ácido forte . As rochas que contêm carbonatos reagem com ácidos fortes para a produção de dióxido de carbono que surge com um distintivo " fizz ". Portanto , as rochas que " fizz " quando contactado com ácido muriático são provavelmente calcário , calcita ou arenito cimentado - carbonato . Calcário e calcite representam as formas de rochas e minerais , respectivamente , de carbonato de cálcio , ou CaCO3 . Arenito cimentado - carbonato contém pequenas partículas de arenito unidos com um cimento à base de cal em uma aglomeração que se assemelha concrete.Things que você precisa
16 - oz copo de medição
ácido muriático concentrado
Eyedropper
Pequenas amostras de rocha
Mostrar Mais instruções
1

Preencher um 16 - oz copo de medição para cerca de 8 onças com água da torneira . Trabalhando em uma área bem ventilada , despeje cerca de uma onça de ácido muriático concentrado na água . Adiciona-se água da torneira adicional para levar o volume total a cerca de 10 onças Isso representa uma solução de 10 por cento de ácido muriático --- a força recomendada para a realização de testes de carbonato nas rochas .
2

Transferir a solução de ácido muriático em um 8 ou 16 onças. garrafa de plástico , feche- força e rotular o frasco .
3

Teste uma amostra de rocha desenhando alguma solução de ácido muriático de 10 por cento em um conta-gotas e colocar duas ou três gotas diretamente sobre a rocha amostra . A presença de carbonatos deve ser imediatamente evidente pela formação de pequenas bolhas onde os contatos ácido da rocha.

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]