O que move as placas tectônicas ?

Placas tectônicas são grandes camadas da crosta terrestre que se estendem cerca de 100 quilômetros abaixo da superfície da Terra. Estas placas interlock como as peças de um quebra-cabeça e mover-se lentamente ao longo de milhões de anos. Quando duas placas adjacentes se movem em relação um ao outro, isso pode resultar em formação de montanhas , terremotos e uma série de outros fenômenos geológicos.

Movimento tectónico é causada por várias forças , incluindo a gravidade, a rotação da Terra e convecção de calor . A placa tectônica se move quando o mais denso , mais camadas de fluidos da Terra , que encontra-se em cima de movimento como resultado dessas forças. As placas tectônicas e seus limites
Mount St. Helens é parte do " anel de fogo" do Pacífico numa área de vulcões e terremotos intensos devido ao movimento tectônico .

Existem sete principais (primário) tectônica placas e várias placas secundárias e terciárias menores . Estas placas são parte da litosfera , uma camada de pedra relativamente leve e quebradiça , que se encontra na parte superior de uma camada chamada a aesthenosphere , que é processado semi - fluido , devido ao imenso temperatura e pressão a que é submetida a .

O aesthenosphere se move para cima a vários centímetros por ano, fazendo com que as placas tectônicas sobrepostas para se mover também. Quando duas placas convergem , colidem e formam uma cadeia de montanhas . Da mesma forma, quando eles divergem , eles formam um vale , falha ou cume . Além disso, as placas tectônicas podem mover-se lateralmente em relação ao outro , como é o caso da falha de San Andreas .

A atividade vulcânica e terremotos são comuns a estes limites. A crosta terrestre é muitas vezes mais fino nessas áreas e deslizamento repentino de placas adjacentes pode ocorrer quando a pressão se acumula .
Convecção do manto

As camadas médias da Terra entre o núcleo e da crosta são chamadas o manto . O manto é aquecido por baixo pelo decaimento radioativo do urânio e resfriado de cima por dissipação passiva e atividade vulcânica. Alguns deste calor também é transformada em movimento . As diferenças de calor e agir densidade no manto como uma esteira rolante gigante em movimento vários centímetros por ano. Este é talvez o maior contribuinte para o movimento tectônico .
Forças gravitacionais
O violenta erupção de magma em pontos fracos na crosta do planeta ilustra as pressões maciças experimentou profundamente na Terra.

A gravidade da Terra exerce uma enorme pressão sobre as camadas do manto e do núcleo. Devido às diferenças de densidade e de locais de espessura, no entanto , esta pressão não é completamente uniforme . Esta diferença de estresse gravitacional sobre as camadas profundas determina a direção que o aesthenosphere sob as placas tectônicas se movem, e, portanto, determina a direção geral de movimentos tectônicos .
Forças de maré
A lua provoca marés ligeiramente elevando o nível do mar através de sua atração gravitacional .

Além de gravidade interna da Terra, outros corpos celestes podem afetar o movimento tectônico através da atração gravitacional. A lua e , em menor grau , o sol tanto puxar sobre a Terra , deformando ligeiramente a sua forma durante o decurso da rotação . Resultados esta deformação em atrito interno, que se traduz em calor. Assim, as forças de maré contribuir para um terceiro , ainda que menor, fonte de movimentos tectônicos .
A Importância da Mantle ductilidade
O manto é uma camada de rocha semi- líquido sob calor intenso ea pressão que se encontra acima da camada de metal líquido do núcleo externo da Terra. existir

As placas tectônicas só porque a crosta superior da Terra é dura e frágil , enquanto o manto é dúctil e flui como um fluido muito lento . Sem uma dinâmica, manto em movimento, as placas parariam de se movimentar , apesar da persistência de algumas dessas forças .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]