Propriedades físicas e químicas de vanádio

O vanádio metal de transição, V, tem 23 prótons em seu núcleo e em seu isótopo mais comumente encontrado tem 28 nêutrons. Inicialmente descoberto em 1801 e nomeado erythronium pelo químico espanhol Andrés Manuel del Rio , enquanto trabalhava no México , del Rio retirou a alegação sob críticas , levando a re- descoberta do elemento pelo químico sueco Nils Gabriel Sefstrom em 1830 , que nomeou o vanádio elemento após o deusa Vanadis sueco . Hoje , o vanádio é amplamente utilizado na produção de aço pela sua resistência à corrosão . Aparência

vanádio na forma pura aparece como um metal branco macio , brilhante . O vanádio é encontrado na natureza em uma grande variedade de minerais, incluindo carnotite , roscoelite , vanadinite , mottramite e patronite e acompanhando minério de ferro e depósitos de rocha fosfática .
De fusão e pontos de ebulição

Com um ponto de 1.910 graus centígrados ( 3470 graus Fahrenheit ) de fusão , o vanádio é um sólido à temperatura ambiente . O ponto de ebulição é vanádio 3.407 graus Celsius ( 6165 graus Fahrenheit ) .
Isótopos

Mais de 99 por cento das de ocorrência natural de vanádio é no isótopo V - 51 . Menos do que 1 por cento de vanádio aparece como V - 50 , e um adicional de nove isótopos foram identificados com semi-vidas de menos de um ano , geralmente medido em minutos .
Reacções químicas


Vanadium reage com calor e oxigênio para produzir óxido de vanádio . Vanádio puro forma uma camada de óxido de ao longo da sua superfície , impedindo ainda mais a reacção com água . O vanádio é resistente à corrosão por ácidos .
Estado de oxidação

Tal como acontece com outros metais de transição , vanádio tem um número de oxidação variável. Este número de oxidação pode ser de 2 , 3 , 4 ou 5 , sendo 5 o número de oxidação mais comum nos compostos de vanádio . O vanádio , por conseguinte, pode reagir com um outro elemento , para formar uma variedade de compostos . Por exemplo , o vanádio pode reagir com o flúor formando difluoride vanádio ( VF2 ) , trifluoreto de vanádio ( VF3 ) , tetrafluoreto de vanádio ( VF4 ) ou vanádio pentafluoride ( VF5 ) .
Toxicidade

Ambos os compostos de vanádio e vanádio puros são tóxicos , com pequenas quantidades de poeira considerados perigosos . No entanto, são necessárias quantidades extremamente pequenas de vanádio para o crescimento e desenvolvimento reprodutivo em animais , com os seres humanos em média da ordem de 30 partes por bilhão de vanádio por peso.
Usa

O principal uso de vanádio é na fabricação de aço. Vanádio puro não é necessário para esta , e óxido de vanádio é normalmente utilizado , produzindo ferro-vanádio . Vanádio também é usado como catalisador na produção de ácido sulfúrico.
Fontes

O vanádio não é extraído nos Estados Unidos , e quantidades limitadas são obtidos a partir da ferramenta de reciclagem aço como o vanádio é frequentemente perdido na escória . A República Checa fornece mais de três quartos das importações ferrovanádio e África do Sul é a principal fonte de pentóxido de vanádio importações .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]