O que é uma erupção submarina

? Enquanto muito se aprendeu sobre erupções vulcânicas terrestres , pouco se sabe sobre as erupções submarinas. Estas erupções vulcânicas ocorrem abaixo da superfície dos oceanos , que varia de águas pouco profundas para as profundezas encontrados no planeta . Erupções submarinas têm uma natureza totalmente distinta , dependendo de sua depth.Scope de erupções submarinas

Enquanto a maioria experiência vulcânica humano relaciona-se com vulcões que entram em erupção em terra, erupções vulcânicas mais ocorrem nos oceanos. Na verdade, os cientistas estimam que vulcões submarinos número cerca de 1 milhão , com vários milhares considerada ativa . Cerca de 75 por cento do magma que atinge a superfície da terra a cada ano é produzido ao longo das dorsais meso -oceânicas. Antes da década de 1990, muito poucas destas erupções submarinas foram documentados . As exceções ocorreram principalmente em águas rasas. O Japão é o lar do maior número de vulcões submarinos , produzido por uma zona de subducção .
Erupções
Águas Profundas

Em águas profundas , a característica principal de erupções submarinas é um fluxo de lava basáltica . Esta lava é extrudada ao longo dos cumes em quantidades incrementais. Estes fluxos esfriar muito rapidamente quando eles entram em contato com a água fria do oceano , formando almofada lavas . Estas erupções são raramente explosivo porque o peso da água que cobre impede a liberação explosiva de gás.

Rasos Erupções água

em águas rasas, as erupções submarinas pode tornar-se muito mais explosivo , formando espessas camadas de rochas de lava fragmentadas , conhecidas como hyaloclastites . Este explosividade é devido a gases aprisionados rápida descompressão , ao contrário de erupções de águas profundas. Erupções de águas rasas também pode produzir colunas eruptivas de vapor e cinzas , chamados erupções Surtseyan . Estas erupções são nomeados para as erupções que formaram a ilha de Surtsey ao largo da costa da Islândia em 1967 Finalmente, essas erupções podem criar grandes concentrações de pedra-pomes que flutua na superfície e deriva com as correntes .

Características do mid- ocean Ridge erupções

a maioria das erupções submarinas ocorrem no fundo do oceano , ao longo das dorsais meso -oceânicas. Estas erupções pode ser identificado por um número de características . Em primeiro lugar, os fluxos de lava frescas será desprovido de uma cobertura sedimentar. Em segundo lugar , os novos fluxos de lava será acompanhada pela presença de organismos , atraídos pelas altas temperaturas da água circundante. Em terceiro lugar, você será capaz de observar a quente cintilante água quente fora dos fluxos de lava frescas. Finalmente, a atividade sísmica , como enxames de terremotos , freqüentemente acompanha essas erupções .

Exemplos de profundas erupções de água

A primeira erupção submarina documentado ocorreu por volta de 1986, relativa à Juan de Fuca Ridge. Esta erupção de águas profundas mais tarde foi documentado por levantamentos batimétricos e mapeamento do fundo do mar . A primeira erupção submarina descoberto em tempo real também ocorreram ao longo do mesmo cume em 1993 e foi associado com um enxame terremoto detectado por SOSUS Marinha os EUA ( Sistema de Vigilância Sound) rede hidrofone .
Exemplo de Shallow erupção Água

A erupção submarina de Kavachi , nas Ilhas Salomão , é um exemplo de uma erupção superficial. Como um dos vulcões submarinos mais ativos no sudoeste do Pacífico , o vulcão teve uma erupção Surtseyan em 1977 A abertura chegou à superfície em 1978 , produzindo uma ilha de 100 a 164 metros em dois dias.


Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]