O que acontece quando um rio encontra o Oceano

? Quando poderosos rios chegam ao oceano , muitas vezes produzem um tipo de acidente geográfico conhecido como um delta. Estes deltas são formados pelo acúmulo de sedimentar que foi depositado pelo rio . Estas formas de relevo são tipicamente jovens , em termos de escala de tempo geológico. Deltas proporcionar um ambiente de transição ecologicamente rica, que não é nem totalmente ribeirinha nem oceânica , e nem totalmente terrestre nem aquosa . Delta Características

Embora as diferenças não faltam, deltas normalmente todos compartilham três características principais. Em primeiro lugar, eles são alimentados por rios , com grandes bacias hidrográficas , ou bacias de drenagem . Por exemplo, o rio Mississipi , que alimenta o Delta do Mississipi , tem um divisor de águas que cobre 1,85 milhões de quilômetros quadrados, ou cerca de 40 por cento de os EUA . Em segundo lugar , eles são alimentados por rios que transportam grandes quantidades de sedimento clastic , que variam em tamanho de partículas finas de maiores fragmentos de rocha . Em terceiro lugar, devido ao seu desenvolvimento lento, deltas ocorrer em linhas costeiras que são geologicamente estável , ou seja, nenhuma atividade tectônica.
Delta Anatomy

Deltas composto de três partes principais. A simples delta superior representa a primeira zona , próxima se encontra o rio . Esta zona é dominada pelo processo de deposição fluvial . A planície do delta inferior representa o segundo , ou no meio , zona. A planície do delta menor reside dentro da amplitude de maré e é influenciado por ambos deposição fluvial e as forças de maré . Ambos os planícies superiores e inferiores formam o que é conhecido como o delta subaéreo , o que significa que estão localizados acima do limite de baixa-mar e são expostos à atmosfera . O delta subaquático é a zona mais externa do delta , deitado debaixo d'água em todos os momentos . Ela é composta dos melhores sedimentos e é moldado principalmente por agentes oceânicas.
Tipos de Deltas

Deltas vêm em quatro tipos básicos . O delta arqueado possui uma ampla zona subaquática, rasa que é simétrica , dando -lhe uma aparência semelhante a um leque . O delta do rio Nilo é um exemplo de um delta arqueado . Delta pé da ave se desenvolve em torno de um, ou muito poucos , canais de distribuição , que funcionam ao longo de cumes . Isso resulta em acúmulos sedimentares , longos e finos que dão a esses deltas a aparência de dedos ou garras da ave . O delta do rio Mississippi é um exemplo de pé delta de um pássaro. Deltas cuspate formar a partir de um distributário ao longo de uma linha costeira plana. A ação das ondas empurra a maior parte do sedimento de volta ao longo do litoral , com exceção de uma parte direita em torno do distributário . Esta acumulação estende -se lentamente , saliente como um dente . O Delta do Rio Tibre é um exemplo de um delta cuspate . Deltas estuarinos são formados por depósitos fluviais dentro longos estuários estreitos , criando um delta interior do litoral. O Delta do Rio Sena é um exemplo de um delta estuarino.
Forces Shaping Deltas

Deltas pode ser moldado por várias combinações de forças . A primeira força do desenvolvimento é o próprio rio . Deltas dominadas pelo rio são tipicamente larga e triangular. A segunda força de desenvolvimento é fornecido pelas ações das marés. Deltas de maré dominada são geralmente em forma de sino, com barras de maré que correm perpendiculares à linha de costa . A terceira força do desenvolvimento é fornecida pela ação das ondas . Deltas dominado por ondas são principalmente em forma de leque e são impactados muito pouco pelas marés ou ondas .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]