Matemática & Métodos estatísticos para a análise genética

Genética é um ramo da Biologia que estuda o estudo dos genes , variação e hereditária em animais e plantas. Matemática e estatística desempenham um papel importante na disciplina de genética , principalmente a especialidade da genética de populações . Genética de populações estuda a frequência e distribuição dos diferentes alelos em uma população particular de organismos e como eles se relacionam com outras populações de organismos. Os alelos são partes do código genético que são vinculados com atributos particulares. Médias

A forma mais básica de análise estatística é a média . Existem três tipos de média : média , mediana e moda . A média é encontrado por encontrar a soma de um conjunto de dados e dividindo essa soma pelo número de pontos de dados. A mediana é encontrada por todos os pontos de dados , a fim de seleccionar o tamanho e o ponto de dados do meio. O modo é simplesmente o valor de dados que aparece com mais freqüência. Todos os três tipos de média são usados ​​em genética populacional , mas o mais comum é a média .
Variance

A variância é uma medida de quanto os valores em uma conjunto de dados variam . A variância é simbolizado por s ^ 2, ou um sigma quadrado símbolo. O desvio é calculado encontrando a soma do quadrado das diferenças entre cada valor e o valor médio , e , em seguida, dividindo-se pelo menos um do que o número de pontos de dados . Um exemplo de variação pode envolver o número de pontos em uma determinada espécie de besouro. Suponha há cinco besouros no conjunto , eo número de pontos em cada besouro são 5, 5, 6, 6 e 8 A média é : .

( 5 + 5 + 6 + 6 + 8) /5 = 6

A variação é calculada como se segue :

[ ( 5-6 ) ^ 2 + ( 5-6 ) ^ 2 + ( 6 - 6 ) ^ 2 + ( 6 - 6) ^ 2 + ( 8-6 ) ^ 2 ] /(5 - 1) = 1,5

Isto dá-nos uma indicação da propagação dos valores
desvio padrão

O desvio padrão é uma outra medida de propagação . Ele é a raiz quadrada da variância . Tem a vantagem de que ele tem as mesmas unidades que o conjunto de dados que é derivado . No exemplo dado acima o desvio padrão é :

( 1.5 ) ^ ( 0,5 ) = 1,22474

Isto indica que o desvio padrão do número de manchas na população de escaravelhos é de aproximadamente 1,22 manchas .
Correlação

Correlação é uma medida da quantidade de associação entre dois conjuntos de dados . Em genética populacional , as correlações podem ser usados ​​para estudar a relação entre a posse de determinados genes e ocorrências de características particulares. Correlação é simbolizado por um r com o subscrito xy , onde x e y são variáveis ​​dos dois conjuntos de dados . As correlações são sempre entre -1 e 1 . -1 Significa que existe uma correlação negativa , 0 significa que não existe uma correlação , e 1 significa que há uma correlação positiva .
Regressão

regressão é uma ferramenta estatística usada para encontrar a relação entre duas variáveis. O coeficiente de regressão é dado o símbolo b com o yx subscrito , onde y e x são variáveis ​​dos dois conjuntos de dados . O coeficiente de regressão mede a variação prevista no ay variável por uma unidade de variação na variável x.
Doenças Genéticas Nomenclatura

Ao discutir distúrbio genético , existem vários termos técnicos que descrevem o padrão da doença na população em geral . Esses termos incluem incidência, prevalência , mortalidade e risco de vida . A incidência de uma doença genética é a proporção de pessoas na população com uma doença genética particular. A prevalência de uma doença genética é o número de pessoas dentro de um subgrupo específico , como uma determinada faixa etária , que têm uma doença genética particular. A mortalidade refere-se ao número de pessoas em um grupo particular que morrem de uma doença em particular por ano. Um exemplo de uma estatística de mortalidade pode ser " 10 000 pessoas nos Estados Unidos morreram de síndrome X , em 2010 . " Risco de vida é o risco médio de desenvolver uma doença genética particular, em algum momento da vida de um indivíduo .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]