Criaturas no Período Permiano

Chegando no final da Era Paleozóica , do período Permiano começou cerca de 290 milhões de anos atrás e terminou cerca de 42 milhões de anos depois . Este período produziu uma enorme variedade de criaturas , tanto marinhos como terrestres . No entanto, o período Permiano terminou com uma das maiores extinções em massa da história da Terra, com talvez mais de 95 por cento de todas as espécies em vias de extinção . Geografia e Clima

A superfície da Terra durante o período Permiano foi dominada pelo supercontinente de Pangea eo oceano gigante Panthalassa . Um corpo menor de água , o mar de Tétis , estava aninhado no côncavo lado oriental da Pangéia . Devido ao grande tamanho da Pangaea , grande parte do seu interior estava longe de os oceanos , deixando muitas áreas extremamente áridas e sujeitos a grandes variações de temperatura . Clima seco do período Permiano causou o declínio de áreas molhadas e estimulou a proliferação de plantas que produzem sementes , especialmente as coníferas, e animais que foram adequados para estas condições , especialmente os répteis.

Terrestres Criaturas

vertebrados terrestres abundavam durante o período Permiano . Havia grandes anfíbios, como a cerca de 400 -lb . Eryops , répteis lastreados em vela como os edaphosauras e dimetrodon , e grandes herbívoros, como blindados peraiasaurs . O período Permiano também viu o surgimento de terapsídeos , ancestrais dos mamíferos . Estes répteis , que se tornaram as criaturas terrestres dominantes dessa época , composto por diversos grupos , incluindo dinocephalians , gorgonopsians , cinodontes , dicinodontes e theriodonts . Além disso, as primeiras espécies de insetos que metamorfoseiam , passando por fases de ovo, larva, pupa e adulta , evoluiu durante esta época.

Marinhos Criaturas

Muitos criaturas marinhas floresceu durante o período Permiano , entre eles tubarões, braquiópodes, ammonoids , nautiloids e um número de peixes ósseos . Embora os corais fez um retorno durante este tempo, certos tipos , como rugosa e tabular os corais , pereceram no final do Permiano . Trilobites diminuiu e acabou sucumbindo à extinção em massa , bem como, assim como seu companheiro de marinha artrópodes os eurypterids . Na verdade, as espécies marinhas se saíram pior durante a extinção de pós- Permiano .

Causas da extinção em massa

A causa da extinção em massa que ocorrem no final do período Permiano é desconhecida. Várias possibilidades foram propostos . Por exemplo, erupções vulcânicas maciças ocorridas na Sibéria poderia ter causado rupturas catastróficas no clima global; outro ponto de vista sustenta que um asteróide ou cometa poderia ser o culpado. Ainda uma outra possível explicação é que imenso tamanho do Pangae desempenhou um papel . Alternativamente, uma combinação de mudanças climáticas e outras graduais pode ter sido responsável .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]