Como calcular o carbono -14 em um fóssil

O carbono na biosfera é mais estável do carbono -12 e carbono -13 , com uma pequena quantidade de carbono-14 radioativo que está constantemente a ser alimentada através de reações de raios cósmicos na atmosfera. Uma vez que um organismo morre , ele já não leva novos átomos de carbono , eo instável C-14 em que irá diminuir ao longo do tempo. Os cientistas podem medir a C-14 presente em uma amostra e estimar há quanto tempo ele morreu . A matemática funciona nos dois sentidos : Dada a idade conhecida , é possível estimar a quantidade de C-14 deve ser deixado . Instruções
1

Calcule o número de átomos de carbono presentes na amostra. Doze gramas de carbono é igual a uma mole , que é 6,022 x 10 ^ 23 átomos . Um quilo de carbono , portanto, contêm aproximadamente 2,73 x 10 ^ 26 átomos. Os seres vivos que conter outros elementos , mas radiocarbono está preocupado com apenas o carbono , o qual é extraída através de uma variedade de meios químicos . Contas de carbono para cerca de 18 % de massa de um corpo humano ; a quantidade pode variar em outras espécies.
2

Divida o número total de átomos de carbono em 1 trilhão (10 ^ 12) para estimar quantos átomos de carbono 14 teria sido presente na amostra de vida .
3

Divida a idade do fóssil de 5.730 anos para encontrar a sua idade em carbono- 14 meias-vidas . A meia - vida é o período de tempo que leva para que metade dos átomos de uma amostra de decaimento .
4

Aumentar 2 à potência do número de semi-vidas . Por exemplo, se a sua amostra é 17.190 anos de idade, ou três meias-vidas , você iria levantar 2 elevado à potência de 3 para obter 8 Ou se a sua amostra é de apenas 2.865 anos de idade, ou metade de uma meia-vida , você levantaria 2 à potência de 0,5 para obter 1,414.
5

Dividir o número original de átomos de carbono - 14 calculadas no passo 2 pelo número determinado no Passo 4 o quociente é o número do original C -14 átomos que sobreviveram .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]