Como fazer 3 Molar ácido clorídrico

ácido clorídrico é um ácido mineral forte e reagentes de laboratório inestimável. Para uso industrial e de laboratório , o ácido clorídrico é geralmente vendido como uma solução altamente concentrada que pode ser diluída , para se obter soluções com uma concentração desejada . Muitas lojas de ferragens também vendem ácido clorídrico , mas se referem a ele como ácido muriático , um nome mais antigo para a mesma substância química. Enquanto diluir o ácido clorídrico é bastante fácil , é importante estar ciente de que as soluções concentradas liberar vapores perigosos , assim você só deve tentar este procedimento em um exaustor ou outra área bem ventilada e com protection.Things apropriados você vai precisar
hotte
óculos e luvas
100 balão volumétrico mL
água deionizada
ácido clorídrico concentrado
Taça
cilindro graduado
funil de vidro de
Mostrar Mais instruções
1

Anote a concentração de sua começar solução estoque de HCl. Tipicamente, a concentração é expressa em % w /w , isto é, o número de gramas de cloreto de hidrogénio em 100 gramas de solução , e é geralmente entre 30 e 40 por cento .
2

Dividir a concentração por 36,46 gramas por mole . Se a concentração é de 36 por cento , por exemplo, dividir 36 por 36,46 para produzir 0,9874 moles por 100 gramas de solução.
3

Multiplique o resultado da última etapa por 10 a convertê-lo em moles por kg , em seguida, multiplicar por a densidade da solução . A densidade pode ser marcada na solução estoque. Se não for , você pode assumir uma solução de 30 por cento terão uma densidade de aproximadamente 1,15 kg por litro e adicionar 0,005 kg por litro a esta figura para cada ponto percentual adicional igual a 30

Para continuar o exemplo , se você multiplicar 0,9874 por 10, então multiplicá-lo por uma densidade de (1,15 + 6 x 0,005) = 1,18 kg por litro , você obter uma concentração de 11,65 moles por litro.
4

Pegue o número 0,3 e dividi-lo por seu resultado da etapa anterior para determinar a quantidade de HCl concentrado você vai precisar. Você está utilizando o número de 0,3 porque é o que você começa quando você multiplicar 3 moles por litro (a concentração que você está tentando obter ) de 0,1 litros (a quantidade de solução que você quer fazer ) .

Para continuar o exemplo, 0,3 dividido por 11,65 = 0,0258 litros ou 25,8 mL . Isso significa que você terá 25,75 mL da solução concentrada de ácido clorídrico para tornar a sua solução diluída .
5

Coloque seus óculos de proteção e luvas. Verifique se o exaustor de fumos está operacional e executar o restante do procedimento no interior do exaustor .
6

Adicione um pouco de água deionizada ( cerca de 25 mL ou mais) para o balão volumétrico . Use o funil de vidro , se necessário.
7

Coloque um pouco do ácido clorídrico para o copo , então recapitular o recipiente bem . Despeje o ácido do copo para o cilindro graduado até que você tenha um volume mais ou menos equivalente ao valor que você calculou que você precisa.
8

Posicione o funil de vidro na boca do balão volumétrico . Verter o ácido a partir do cilindro graduado para o balão . Adicione um pouco de água deionizada para a proveta graduada como um enxágüe , em seguida, despeje esta água de lavagem para o balão . Tapar o frasco e agitar suavemente a mistura .
9

Destape o balão e adicionar mais água desionizada até que o fundo do menisco chega à linha de enchimento . Recapitulando o frasco e inverta para misturar. O frasco contém agora 100 ml de uma solução 3 molar de HCl . Elimine qualquer excesso de HCl no copo de acordo com os procedimentos do seu laboratório para resíduos perigosos.

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]