Como os elementos são classificados na Tabela Periódica

A tabela periódica , que contém todos os elementos químicos que ocorrem e fez - loucos , naturalmente , é o pilar central de qualquer sala de aula de química. Este método de classificação remonta a um livro de 1869, escrito por Dmitri Ivanovich Mendeleev . O cientista russo percebeu que quando ele escreveu os elementos conhecidos em ordem crescente de peso atômico, ele poderia facilmente classificá-los em linhas com base em características semelhantes. Por incrível que pareça , as semelhanças eram tão distinta que Mendeleev foi capaz de deixar espaços para vários elementos desconhecidos em sua classificação periódica . Organização periódica

Na tabela periódica , um elemento é definido por seu grupo vertical e horizontal período . Cada período , numerados de um a sete, contém elementos de aumento do número atômico . Ao contrário lista original de Mendeleev , a tabela periódica moderna é baseada em número atômico, ou o número de prótons no núcleo atômico de um elemento. O número de prótons é uma escolha lógica para organizar os elementos , uma vez que os prótons determinar a identidade química de um átomo, enquanto que o peso atômico varia de acordo com diferentes isótopos atômicos . Dezoito colunas estão na tabela periódica , geralmente referidos como grupos . Cada grupo contém vários elementos que têm propriedades físicas semelhantes , devido à sua estrutura atômica subjacente.
Scientific Justificativa

O átomo é a menor divisão da matéria , que mantém a sua identidade como um elemento químico ; é de um núcleo central rodeado por uma nuvem de elétrons . O núcleo tem uma carga positiva devido aos prótons , que atraem os pequenos elétrons carregados negativamente . Os elétrons e prótons são iguais em número de um átomo neutro . Os elétrons são organizados em orbitais ou conchas , devido aos princípios da mecânica quântica , que limitam o número de elétrons em cada camada . Interações químicas entre os átomos geralmente afetam apenas os elétrons externos na última camada , chamada de elétrons de valência . Os elementos de cada grupo têm o mesmo número de electrões de valência , tornando-os reagir de modo semelhante ao ganhar ou perder electrões para os outros átomos . As camadas eletrônicas aumentam de tamanho , fazendo com que o aumento do tamanho do período da tabela periódica .
Alkali e alcalino-terrosos Metais

O lado esquerdo do periódico tabela inclui dois grupos de metais altamente reativos . Com a excepção do hidrogénio , a primeira coluna é constituído pelos metais macios, brilhantes alcalinos . Estes metais têm apenas um elétron em sua camada de valência , que é facilmente doado a outro átomo em reações químicas . Devido à sua reactividade explosiva em ar e água , os metais alcalinos são raramente encontrados na sua forma elementar na natureza . No segundo grupo , os metais alcalino-terrosos têm dois electrões de valência , tornando-as um pouco mais difícil e menos reactiva . No entanto , estes metais ainda são raramente encontrados em sua forma elementar.
Metais de Transição

A maioria dos elementos da tabela periódica são classificados como metais. Os metais de transição encontram-se no centro da mesa , por meio de três grupos abrangendo 12 Estes elementos são sólidos à temperatura ambiente , com excepção de mercúrio , e tem a cor metálica e maleabilidade dos metais esperado . Porque as conchas de valência crescer tanto , alguns dos metais de transição são extraídas a partir da tabela periódica e anexados no final do gráfico ; estes conhecidos como os lantanídeos e actinídeos . Muitos dos metais de transição perto da parte inferior da tabela periódica são raros e instáveis.
Não metálicos e não-metais

No lado direito da tabela periódica , uma diagonal áspero linha divide os metais à esquerda a partir dos não-metais à direita. Straddling desta linha são os metalóides , como o germânio eo arsênico , que possuem algumas propriedades metálicas. Químicos classificar todos os elementos à direita desta linha divisória como não-metais , com exceção do grupo de 18 na extrema direita . Muitos dos não-metais são gasosos , e todos são notáveis ​​por sua tendência a ganhar elétrons e encher os seus reservatórios de valência.
Gases Nobres

Grupo 18 , na extrema direita lado da tabela periódica , é composta inteiramente de gases . Estes elementos têm conchas de valência completa , e tendem a nem ganho nem perda de elétrons . Como resultado , estes gases existem quase exclusivamente na sua forma elementar . Chemists classificá-los como gases nobres ou inertes. Todos os gases nobres são incolor, inodoro e não reativo .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]