Exemplos de Sinergia na Natureza

Synergy é amplamente definida como os efeitos combinados de dois ou mais organismos para produzir um resultado maior do que cada um iria alcançar individualmente. O sinergismo na natureza inclui o altruísmo , a reciprocidade , a interdependência funcional , mutualismo e parasitismo . Relações mutualistas ocorrer entre duas espécies que realizam "serviços" um para o outro que não pode realizar por si só . Por exemplo, uma abelha recebe o seu alimento a partir de néctar de uma flor eo néctar é fecundado por pólen transportado pelas abelhas durante a polinização . Este tipo de interação é encontrado em vários tipos de ambientes : o mar , em terra, em bactérias, e até mesmo o intestino humano . Oxpeckers e zebras

Um exemplo de mutualismo é a relação entre zebras ou e pássaros muito pequenos chamados oxpeckers africanos. As zebras têm duas fontes de alimento para os oxpeckers : os carrapatos em suas costas e seu sangue que as aves sugam de feridas de picadas de carrapatos . No entanto , a perda de sangue a partir de búfagos é relativamente pequena . Oxpeckers atuar como um controle de pragas , mas também fazer um som de assobio quando eles estão com medo. Isso os torna um sistema de alarme para as zebras, para que eles possam se deslocar para uma área mais segura , sempre que os oxpeckers ver um predador por perto. O oxpecker também tem essa relação com o rinoceronte .

Anêmonas

anêmonas do mar têm relações simbióticas com outras espécies no fundo do oceano. Eles podem ser encontrados nas costas dos ermitões , e ambos se defender de predadores. Anêmonas repelir polvos tentando comer os caranguejos e os caranguejos repelir Starfish predando anêmonas . Palhaço também têm uma relação mutualística com anêmonas do mar . As anêmonas repelir predadores clownfish por picadas -los com seus tentáculos. A camada protetora sobre a pele do peixe-palhaço protege -los da picada . Ao mesmo tempo , susto peixe-palhaço fora borboleta peixes que tentam comer as anêmonas .

Fungos

fungos têm uma relação de mutualismo com várias espécies de insetos na floresta habitats . Besouros e formigas " fazenda " fungos : eles ajudam a cultivá-las coletando e moagem de folhas e alimentando as folhas para os fungos . Eles, então, utilizar os fungos para alimento . A interação é mutualista , porque, embora os insetos consomem os fungos , elas também ajudam as populações de fungos para aumentar , proporcionando-lhes com a nutrição. No entanto, os fungos não são completamente dependentes de formigas ou besouros : seus esporos podem flutuar em outro lugar para viver uma vida mais independente
bactérias intestinais

Bactérias são encontradas em vários. intestinos das espécies , onde eles recebem comida de nos ajudar a decompor materiais digeríveis. Em alce , as bactérias são necessárias para quebrar as enormes quantidades - cerca de 160 litros - de material vegetal no intestino. Estas bactérias têm uma ampla oferta de nutrição de ajudar a digestão. Este tipo de bactéria também é encontrada no intestino delgado humano , onde ele ajuda a quebrar a comida que consumimos. Os seres humanos têm uma relação de mutualismo com estas bactérias porque indiretamente alimentar estas bactérias quando comemos alimentos.

Benéficos Vírus

A maioria dos vírus são prejudiciais , mas alguns vírus têm uma solução mutuamente relação benéfica com os seus anfitriões . Um monte de vírus ajudar seus hospedeiros , atacando a sua concorrência. Por exemplo , o vírus da hepatite G retarda o crescimento do HIV , o vírus que causa a SIDA , nos seres humanos . As bactérias crescem vírus dentro de suas células e infectá concorrentes com esses vírus. Outros vírus são necessários para o desenvolvimento físico do seu anfitrião . Quando vespas botam ovos dentro de outros insetos e seus ovos são equipados com vírus. Estes vírus lutar contra as defesas do inseto infectado e garantir a sobrevivência dos ovos.