Propriedades da tectônica de placas

placas tectônicas , também conhecido como deriva continental , procura explicar a natureza eo movimento da crosta da Terra. Esta crosta foi fraturado em pedaços grandes , chamados de placas. O processo tectônico explica como essas placas se movem e interagem ao longo dos limites de placas. Essa interação entre as placas é responsável pela criação de uma nova crosta ea destruição de crosta de idade. As placas tectônicas também é responsável por todas as principais características geológicas da Terra. As placas tectônicas

Existem dois tipos de placas tectônicas : oceânicas e continentais . As placas oceânicas , que cobrem 71 por cento do planeta , são mafic na composição , ou seja, eles são ricos em ferro e magnésio . Isso os torna muito mais denso do que as placas continentais. Placas continentais , que cobrem 29 por cento do planeta , são felsic na natureza, tornando-os mais dinâmico do que as placas oceânicas . Todas as placas flutuam no topo manto líquido da Terra de magma derretido. Devido às forças de convecção , as placas se movem sobre o manto como caixas sobre uma correia transportadora . Este movimento faz com que eles interagem de um número de maneiras .
Limites divergentes

A primeira maneira placas interagem é chamado um contorno divergente . Aqui , as placas são forçados a se separar . A diferença é rapidamente preenchido por magma que se solidifica , formando uma nova crosta . Quando as placas oceânicas divergentes , o resultado é cristas médio-oceânicas . Por exemplo, a Dorsal Meso-Atlântica é o resultado das placas da América do Norte e da Eurásia espalhando pedaços. Quando as placas continentais divergir, o resultado é um vale do Rift . O Rift do Leste Africano é um exemplo de divergência continental. Zonas divergentes são caracterizados por fluxos de lava basáltica fluidos.
Convergentes Fronteiras

A segunda maneira placas interagem é chamado de limite convergente. Aqui , as placas colidem. Isso força a placa mais densa a mergulhar sob a placa mais flutuante . As placas oceânicas sempre subduzir sob as placas continentais . Quando duas placas oceânicas colidem, os subducts placa mais velhas e densas sob a placa mais novo e mais quente. Este processo produz elevação da placa primordial , um arco de actividade vulcânica e à formação de uma trincheira profunda . Estas zonas de subducção são onde a crosta é destruída , conservando área de superfície total da Terra. No entanto, quando duas placas continentais colidem, nem subducts . Em vez disso, eles esmagar juntos sob uma tremenda pressão , produzindo enormes cadeias de montanhas , como o Himalaia .
Limites de transformação

A última maneira placas interagem é chamado de limite de transformação. Aqui, placas deslizam horizontalmente umas sobre as outras . Este processo cria uma linha de falha . Isso ocorre mais comumente nos oceanos , onde são chamadas zonas de fratura . Essas falhas e fraturas geralmente conectar dois limites divergentes. A Falha de San Andreas é um exemplo de um limite de transformar que ocorre em terra. Ele representa o limite entre a Placa do Pacífico , que está se movendo em direção ao noroeste, ea placa norte-americana , que está se movendo em direção ao sudeste. As zonas de fratura Clarion, Molokai e Pioneer são exemplos de uma fronteira transformar no oceano.

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]