O que são limites convergentes

? Placas tectônicas da Terra estão em constante movimento . Durante milhões de anos , o novo manto é criado em limites divergentes e, eventualmente reciclados em limites convergentes . Estes limites convergentes representam áreas onde as placas tectônicas estão em colisão . Zonas convergentes são áreas altamente voláteis , responsáveis ​​pela criação de trincheiras profundas , atividade vulcânica , cadeias de montanhas , terremotos e tsunamis. Tectônica de Placas

No início dos anos 1960 , a teoria das placas tectônicas tomou forma. De acordo com esta teoria, a camada mais externa da crosta terrestre é composta por grandes lajes , rígidas de rock. Estas placas são fragmentados em cerca de uma dúzia de placas. Além disso , estas placas movem-se uma em relação à outra , um processo conhecido como deriva continental . Este movimento cria quatro tipos de limites de placas : limites divergentes, limites convergentes , limites de transformação e zonas de limite de placa . Limites convergentes ocorrer em duas ou mais placas colidem juntos . Existem três tipos de zonas convergentes : . Placa oceânica versos placa oceânica , placa oceânica versos placa continental e placa continental versos placa continental
Oceano Placa Versos Placa Continental

A primeiro tipo de zona convergente ocorre onde uma placa oceânica está colidindo com uma placa continental. As placas oceânicas são muito densas e forçar seu caminho por baixo das placas flutuantes , continental . Forma-se uma vala profunda , onde as duas placas convergem . Como a placa oceânica mergulha para baixo , entra a astenosfera . Aqui, enormes forças causar esta placa de subducção para liberar água aprisionada e gases . Como estes trabalhar seu caminho para cima, eles causam uma cadeia de reações químicas , o derretimento do manto superior . As piscinas do manto derretendo em câmaras de magma e, quando atinge a superfície , cria cadeias de montanhas vulcânicas. Este tipo de limite convergente é conhecida por produzir terremotos extremamente poderosos. Um exemplo deste tipo de zona é a costa noroeste dos Estados Unidos , onde a placa Juan de Fuca está forçando seu caminho sob a placa norte-americana . A Falha de San Andreas e Mount Saint Helens são um produto dessa convergência .
Oceano Placa Versos Oceano Placa

As placas oceânicas nascem em cumes midocean , onde rocha derretida sobe, se resfria e se solidifica . Isso faz com que as placas oceânicas para expandir lentamente , esfriando à medida que se afastam da cordilheira . O prato mais antigo será o mais legal e mais denso e vai submergir sob a placa oceânica mais recente. O resultado desta colisão é o mesmo, com a cordilheira vulcânica se tornando uma cadeia de ilhas . A Península Aleutas do Alasca é um exemplo deste tipo de limite convergente.
Continental Placa Versos Placa Continental

Quando as placas continentais colidem igualmente flutuantes , nem é capaz de forçar o seu caminho sob o outro. Em vez de uma zona de subducção , este tipo de zona convergente esmaga as duas placas em conjunto sob tremenda pressão . O resultado é a formação de montanhas elevadas . As montanhas mais altas do mundo , o Himalaia , são um exemplo deste tipo de limite convergente. Na verdade , a pressão neste limite convergente é tão grande , ele está forçando um grande pedaço da placa asiática a tosquiar os lados.

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]