Propriedades do ar em função da altitude

A atmosfera da Terra é dividido em quatro camadas principais , com o nome da troposfera, estratosfera, mesosfera e termosfera . A composição das três primeiras camadas , colectivamente chamado homosfera , é relativamente uniforme . Estas camadas são compostas por cerca de 78 por cento de nitrogênio, 21 por cento de oxigênio e um por cento gases -traço . No entanto , as propriedades individuais das camadas diferem de acordo com a sua altitude . A troposfera

A troposfera é o menor nível da atmosfera, que se estende desde a superfície até cerca de sete milhas. Temperaturas caem com a altitude , variando de uma média de 59 graus centígrados a menos 71 graus . Essa queda na temperatura é devido ao resfriamento adiabático , onde o calor da superfície esfria à medida que sobe . Isso também cria instabilidade , que é responsável por quase todos os climas da Terra. Ventos na troposfera também aumentam com a altitude, atingindo um máximo na corrente de jato que flui em seu limite superior . Esta camada também é responsável por 10 por cento de ozônio da atmosfera. Aqui, o ozônio produz efeitos negativos , como a poluição atmosférica e temperaturas em elevação . A pressão atmosférica média na superfície é de 1.013 milibares .
O Stratosphere

A estratosfera representa o segundo nível da atmosfera, que se estende desde cerca de sete milhas para 30 milhas acima superfície da Terra . A inversão térmica ocorre nesta camada , ou seja, as temperaturas sobem com a altitude. As temperaturas sobem de menos de 71 a cerca de 32 graus Fahrenheit. Isto é causado pela absorção de calor solar por ozono . A estratosfera contém 90 por cento de ozônio do planeta. Neste caso , o ozono tem o efeito positivo de absorção de radiação ultravioleta B e radiação prejudicial C . O cloro é o destruidor principal deste ozono benéfico , vindo principalmente de clorofluorcarbonos (CFCs) que eventualmente origem a este nível da atmosfera. A inversão de temperatura produz uma camada muito estável de ar , evitando o vapor de água de subir para a estratosfera. A pressão atmosférica em sua base é de cerca de 168 milibares .
Mesosfera

A mesosfera é a terceira camada da atmosfera , que se estende de 31 milhas a 53 quilômetros acima da superfície. Os cientistas sabem menos sobre essa camada , porque está acima do alcance de ambos os balões de aeronaves e científicos , e abaixo das órbitas normais de satélites. A temperatura na mesosfera cai com a altitude , principalmente devido ao dióxido de carbono , que reflete o calor do sol de volta para o espaço. Temperaturas caem de 32 para cerca de menos 130 graus Fahrenheit. No início do mesosféra , a pressão atmosférica é de apenas cerca de um milibares . É aqui que se formam as nuvens noctilucentes e relâmpagos especial , conhecido como sprites , ocorre .
Termosfera

A termosfera representa a camada externa da atmosfera, que se estende desde 56 milhas para entre 311 e 621 milhas . Há uma outra inversão de temperatura nesta camada que é causada por átomos excitantes radiação solar. No entanto, o conteúdo de calor é mínima porque há tão poucos átomos. Ao contrário dos outros três camadas , os principais componentes são elementares . Isto é porque a radiação solar quebra as moléculas em elementos , principalmente atómica de oxigénio , azoto e hélio . A pressão atmosférica é inferior a 0,001 milibares . As Luzes do Norte e do Sul ocorrem na termosfera .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]