Que tipo de limite de placa está associada a Rift Vales

? De acordo com a tectónica de placas , a crosta terrestre é composta de mais de uma dúzia de placas rígidas , ou placas . Como estas placas movem-se ao longo do manto do fluido da Terra , que interagem uns com os outros , formando limites de placas ou zonas . As áreas onde as placas estão colidindo limites forma convergentes, e áreas onde as placas estão se expandindo criar limites divergentes. Vales Rift são formados por fronteiras divergentes que envolvem as placas continentais . Oceânicas divergentes Zonas

limites divergentes oceânicas criar o que é conhecido como cristas médio-oceânicas , como a Dorsal Meso-Atlântica . Nascente correntes de convecção na imprensa athenosphere ascendente sobre as placas oceânicas finas , faz com que as placas de bojo para cima. À medida que estas correntes de atingir as placas , eles também se espalhar para fora , puxando as placas separadas. À medida que as placas são distendidos pelas forças ascendentes e exteriores , eles fracturar . Essas fraturas são rapidamente preenchidas por solidificando magma eo processo começa novamente. Este processo produz faixas de sub- superfície de montanhas, erupções , terremotos fissuras superficiais, novo fundo do mar e um alargamento da bacia oceânica . Este processo divergente é caracterizado pela expansão lenta e constante , cerca de 2,5 centímetros por ano.
Continental divergentes Zonas

placas continentais são muito mais espessas do que as placas oceânicas . A força produzida pelas correntes ascendentes nestes limites divergentes não é forte o suficiente para criar uma única ruptura com toda a placa . Em vez disso , a placa de saliências para cima , uma vez que é esticado e desenvolver linhas de falha em ambos os lados da crista . Quando estas falhas fratura, terremotos intensos são produzidos e as gotas de bloco central , formando uma estrutura de rift -like. Este processo divergente continental é muito choppier que a divergência oceânica mais suave, e é caracterizada por mudanças mais bruscas , irregulares e intensas na estrutura de fenda.
Estágios de Desenvolvimento do Vale do Rift

, o bloco descendente permanece acima do nível do mar . Córregos e rios alimentar lentamente no rift desenvolvimento , formando , lagos lineares de comprimento. Em fases posteriores , o chão do vale do Rift , finalmente, cai abaixo do nível do mar , produzindo um novo mar. Enquanto esse mar será inicialmente tanto superficial e estreita , se a divergência continua por tempo suficiente ( centenas de milhões de anos) , uma nova bacia oceânica será formada.

Exemplos de Rift Vales

o jovem África Oriental Rift Valley, marcada por longas e estreitas lagos , representa uma divisão crescente na Placa Africano.

o Vale do Rift da África Oriental é um exemplo de um jovem limite divergente. Aqui , o vale é ainda acima do nível do mar , mas vários lagos se formaram. Esta faixa de fronteira continuarão a rift até o fundo do vale caiu abaixo do nível do mar . O Mar Vermelho é um exemplo de um vale do Rift maduro. Tendo completamente formado , o piso do rift caiu abaixo do nível do mar . O Mar Vermelho vai continuar a expandir -se lentamente , ampliando em uma nova bacia oceânica. Estas duas fendas estão realmente ligados , fazendo parte do que é conhecido como uma junção tripla. Este é um local onde três placas estão se afastando umas das outras , neste caso , a placa Arábica e as duas partes da placa Africano , o Nubian e da Somália . Eventualmente, o Chifre da África vai ser completamente separado do resto do continente Africano , como a Arábia Saudita foi arrancado de África no rift do Mar Vermelho .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]