Como é de dissociação de ligação de energia afetam Compostos de Carbono

? Energia de dissociação Bond é a quantidade de energia necessária para quebrar uma ligação . É geralmente medida em termos de quilocalorias por mol ou quilojoules por mol --- em outras palavras, a quantidade de energia que você precisa para entrada para quebrar o vínculo em uma mole ou 6,022 x 10 ^ 23 moléculas. Energias de dissociação de títulos são importantes , porque eles são uma medida da resistência de união , a força com dois átomos estão ligados entre si . Resistência Adesiva

Por definição, quanto maior a energia de dissociação , mais forte o vínculo . Um elo fraco leva muito menos energia para quebrar do que um forte. A energia média de dissociação para ligação de uma ligação carbono- iodo , por exemplo , é de 51 quilocalorias por mole , ao passo que a energia média de dissociação para a ligação de uma ligação carbono - flúor é de 116 kcal por mole , o que implica que as ligações carbono - flúor são muito mais fortes do que ligações carbono- iodo . Da mesma forma, ligações duplas são muito mais fortes do que as ligações simples ( embora muitas reações envolvem quebra apenas uma das duas ligações duplas em vez de ambos ) .
Advertências

É extremamente importante perceber , porém, que esses números e outros como eles são apenas médias. Isso porque a força de uma ligação varia de acordo com o que mais está posicionado nas proximidades da molécula. Você pode ter ouvido , por exemplo, que os fenóis são muito mais ácidos do que os álcoois , o que implica a ligação OH em ​​um fenol é mais fácil de quebrar do que a ligação OH em ​​um álcool. Consequentemente , você deve sempre ter em mente que as energias de dissociação média são apenas médias e tratá-los como tal.
Reatividade

Em última análise, a força de cada vínculo determina como é fácil de quebrar e se uma reação envolvendo o vínculo será exotérmica ( que elimina o calor ) ou endotérmico (calor de absorção ) . Se as ligações formadas numa reacção são mais fortes ( mais elevadas têm energias de dissociação de ligação ) do que as ligações que foram quebradas , a reacção é exotérmica , e o produto é mais estável ou menos energia do que os reagentes . Se uma reação trocaram um iodo ligado a um carbono por um flúor ligado ao carbono sem fazer quaisquer outras alterações , por exemplo , é possível prever que a reação seria exotérmica , porque a ligação que foi quebrado foi mais fraco do que o vínculo que se formou .

Reações

Se você somar a energia de dissociação de obrigações para todos os títulos que quebram em uma reação e subtrair a energia de dissociação de obrigações para todos os laços que se formam , muitas vezes você pode obter uma estimativa aproximada da quantidade de energia térmica liberada ( ou absorvida ) pela reação . Se você está olhando para a hidrogenação de 1-buteno , por exemplo, você precisa quebrar um CC & pi ; ligação , quebrar uma ligação H - H e formar duas ligações C-H . As energias de dissociação são média 63 kcal /mole , 104 kcal /mole e 99 kcal /mol , respectivamente , de modo 63 + 104-2 x 99 = -31 kcal /mole , o que significa que esta reacção é exotérmica . Quando isso acontece, o calor medido de hidrogenação para buteno-1 é -30,3 kcal /mole , por isso , neste caso, a figura que você começa a partir da média das energias de dissociação de ligação é realmente uma boa estimativa.

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]