Ecossistemas de Plateau

platôs são áreas de terra relativamente plana que são elevados mais de mil metros acima do terreno circundante e ter , pelo menos, um lado que é extremamente íngreme. Essas cadeias de montanhas achatadas existem em todos os continentes , sendo alguns tão expansivo como centenas de milhares de quilômetros quadrados . Estas regiões altas cobrem cerca de 45 por cento da superfície terrestre do planeta . Ecossistemas Planalto são tão diferentes entre si como planaltos si são . Planalto Geologia

Planalto pode se desenvolver a partir de inúmeras atividades geológicas , placas convergentes e empurrando , cúpulas levantamentos de pressão por baixo ou por actividade vulcânica que cria camadas cada vez mais espessas. São regiões relativamente planas , por vezes, consistindo de muitos planaltos amarrados juntos . A altitude varia de planaltos expansivo . O planalto tibetano , o mundo é mais expansivo e mais alto , é mais de 12.000 pés acima do nível do mar em algumas regiões. Ele também abrange mais de 2,4 milhões de quilômetros quadrados de terra . Planaltos muitas vezes têm abismos profundos onde rios cortam o seu caminho através do terreno elevado ao longo do tempo . O Grand Canyon no Planalto Colorado é um exemplo de um canyon planalto . Planaltos muitas vezes têm formações rochosas incomuns cortadas por ventos que remexer em toda a terra .
Planalto Ecossistemas

Devido às grandes diferenças de altitude planalto , geologia e fatores abióticos , como vento e chuva, não há ninguém ecossistema que pode realmente ser rotulado como um ecossistema "plateau" . Chapadões , muitas vezes contêm várias comunidades bióticas que formam devido à variedade de aspectos regionais do planalto . Um planalto que cobre grandes áreas de terra pode variar muito em altitude, clima e precipitação de região para região . Comunidades bióticas que se formam em cada região são determinados por sua tolerância aos recursos abióticos localizadas naquela região, assim como fazem em outros lugares do globo. Quanto mais uniforme a geologia do planalto , portanto, o mais uniforme do ecossistema do planalto será.
Comunidades bióticas

comunidades bióticas diferem de região a região em extensa planaltos . No Planalto Colorado, comunidades bióticas incluem vários tipos de florestas, tundra alpina , montanha e pastagens áridas, zonas húmidas de montanha, chaparral /matagal e áreas ribeirinhas . O planalto tibetano contém prados alpinos e subalpinas , alpino e florestas de coníferas subalpinas , bem como áreas desérticas e semidesérticas . Inacessibilidade ou hostis climas mantiveram a diversidade biológica de algumas regiões de planalto , como o Nujiang Langcang Gorge , que tem profundos desfiladeiros e cumes íngremes , ea frígida , seca Central planalto tibetano alpino estepe. Muitas regiões de planaltos não são inacessíveis , e as atividades humanas , juntamente com as mudanças climáticas estão causando mudanças rápidas no planalto da biodiversidade.
Variações nas comunidades bióticas

Os cientistas estão apenas começando a entender os ecossistemas do planalto . Grande parte do planalto tibetano é tão pouco compreendido que os cientistas ainda não sabem quais espécies habitam algumas regiões. Infelizmente , a atividade humana já diminuiu muito a biodiversidade e continua a causar mudanças rápidas planaltos . Por exemplo , os castores foram caçados para fora e não existem mais no Planalto Colorado. Os cientistas sabem agora que os castores foram importantes na manutenção das vias navegáveis ​​e habitat dos peixes . Agricultura, criação de gado e de controle de fogo estão causando uma mudança de vegetação em pastagens, onde as árvores e arbustos lenhosos são áreas onde a cobertura de grama é diminuída em planaltos invasores. Como os cientistas a aprender como as comunidades bióticas funcionar em planaltos , eles estão a tomar medidas para impedir danos humanos e mudanças lentas que ocorrem nessas regiões altas .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]