Os efeitos do vulcão Stromboli

italiano Stromboli é o vulcão mais ativo no mundo de hoje . Conhecido como o " Farol do Mediterrâneo" pelo Programa de Vulcanismo Global da Smithsonian , produziu erupções explosivas levemente através de grande parte da história registrada. Estas erupções constantes moldaram a paisagem e as pessoas da ilha por uma variedade de meios vulcânicas. O vulcão Stromboli

Stromboli é um vulcão clássico, formado por camadas de material piroclástico e lava endurecida alternada. O vulcão forma a ilha do nordeste - maior das Ilhas Eólias , na Itália . Cobrindo um pouco menos de cinco quilômetros quadrados , a ilha é o lar de cerca de 360 ​​residentes permanentes. Estes habitantes da ilha vivem em duas aldeias da ilha : Stromboli, no canto nordeste , e Ginostra , na esquina sudoeste
instrumentos de mudança

O vulcão Stromboli afeta . seus arredores em um número de maneiras . O vulcão produz ventilação central, fissura radial e erupções submarinas. Estas erupções são levemente explosivo na natureza, o resultado de lava espessa , com uma alta concentração de gases presos . Além das forças explosivas , estas erupções produzir fluxos piroclásticos tanto e lava. Além disso , o vulcão está sujeita a avalanches de detritos que , quando chegam ao oceano, podem produzir tsunamis.
Efeitos geológicos

As erupções do Stromboli produziram uma estrutura simétrica , cónico que se eleva 3.000 pé acima do nível do mar . No entanto, isso representa apenas a ponta do proverbial " iceberg ". Abaixo das ondas , Stromboli estende quase 10.000 pés para o fundo do mar. No final do período eruptivo Neostromboli , cerca de 5.000 anos atrás , uma escarpa em forma de ferradura chamado Sciara del Fuoco foi formada por uma série de falhas de inclinação . Este recurso geológico tende a canalizar fluxos piroclásticos e lava para o noroeste. Este corta as duas aldeias , dando-lhes alguma proteção contra as constantes erupções .
Efeitos Econômicos

Originalmente, os habitantes da ilha lucraram com a pesca ea agricultura . Agricultura, incluindo as culturas de figo e de videira , prosperou nas encostas do vulcão . Hoje , os efeitos de constantes erupções e fluxos de lava têm reduzido a agricultura na ilha a quase zero. Em vez disso, a economia agora gira em torno do turismo. Milhares de visitantes lotam Stromboli cada ano, para a oportunidade de observar um vulcão ativo .
Efeitos na segurança

Os turistas desfrutar de uma vista perfeita da borda de uma cratera de mais velho que se encontra a cerca de 500 metros de distância e acima da cratera ativa. No entanto, estes pontos de observação estão localizados bem dentro da zona de perigo para lava derretida que é ejetado pelas pequenas erupções . Em 2001, uma mulher foi morta por esses projéteis , chamados de bombas, durante uma explosão repentina . A subida até o vulcão pode ser perigosa para os turistas , bem como, devido a quedas de rochas freqüentes. Tsunamis também representam uma ameaça para as aldeias . Em 2002, dois tsunamis foram causadas por deslizamentos de terra , danificando duas aldeias, e causando várias lesões .
Efeitos sobre Vulcanologia

O vulcão Stromboli também teve um efeito sobre o total estudo dos vulcões. Os vulcanólogos agora se referem a vulcões similares, aqueles com lava rica em gás que lobs bombas de lava derretida no ar quando eles explodem , como vulcões Stromboli . Como Kilauea , no Havaí, constante atividade vulcânica de Stromboli fornece uma volta do relógio , laboratório do mundo real para os cientistas .