Geografia de um estuário

Estuários são conhecidos por muitos nomes - enseadas, sons , baías , enseadas, lagoas - mas todos esses termos descrevem a seção de um rio, onde ele deságua no mar e interage com as correntes de maré . Acidentes geográficos preexistentes influenciar o tipo de estuário que forma . , Estuários rasos biologicamente ricos são muito diferentes das profundas, frias , estuários fiorde -like. A maioria dos ambientes estuarinos contêm cinco zonas que continuam a criar e moldar acidentes geográficos distintos hoje. As tempestades e marés produzir novas formas de relevo dentro de estuários são produtos . Rio Inativo Vale Geografia
A Vale do Rio Hudson é um estuário antiga.

vales de rios inativos são acidentes geográficos antigos associados a estuários que foram modificados pela elevação do nível do mar. No passado, quando os níveis do mar eram muito mais baixos , rios viajou mais para o oceano, às vezes cortando vales profundos ao longo do caminho . Ao longo dos últimos 10 mil anos as águas do oceano backup, " afogando " estes vales e criando estuários . Rio Hudson estuário de Nova York , que também foi ampliado pelo gelo glacial , é um exemplo.
Barrier Island Geografia
Point Pelee , Ontário, é um exemplo de uma língua de areia .

os bancos de areia influenciar a criação de novos estuários , isolando parcialmente uma área do oceano. Eles também são os principais novos acidentes geográficos de estuários ativos. Uma língua de areia ou ilha existente pode criar um estuário se cresce, gradualmente, encerrando uma baía. Muitos estuários ao longo do Atlântico e do Golfo Costas dos Estados Unidos foram formados desta maneira. Sedimentos transportados pelo rio cria novas lodaçais e barras de areia dentro do estuário. Tempestades de forma e refazer essas formas de relevo , que alteram fluxo do rio e dos sedimentos cargas . As correntes de maré e picos de vasculhar fora ou lavar em material adicional .
Fjord tipo Estuário Geografia
Fjord tipo estuários são longos, estreitos e profundos .

Fjord existem estuários -tipo onde os rios correm para fiordes e misture com a água do mar . Fiordes são vales que foram esculpidas e alargadas por geleiras no passado, e que posteriormente inundadas com o aumento dos níveis do mar. Como um acidente geográfico estuário, um fiorde cria um ambiente de estuário que é relativamente estreito e profundo . A boca é mais raso parte do estuário devido a depósitos de detritos glacial na parte inferior.
Estuário Geografia por Zona
Este rio em Devon, Inglaterra inclui formas de relevo em diferentes zonas estuarinas .

Cinco zonas podem ser identificados na maioria dos estuários . Cada zona influencia a criação de formas de relevo distintas . A cabeça de um estuário é geralmente uma área de depósitos de lama onde o rio segue seu canal e ainda não se alargava . O curso superior de um estuário , onde o rio primeiro começa a alargar , contém alagados . Os alcances médios incluem uma mistura de lama e areia , onde bancos de areia podem ser expostos na maré baixa. As partes mais baixas são de areia , onde acidentes geográficos , tais como bancos de areia pode ser exposto em todos os momentos . A boca é definida pela extremidade da linha de costa . Suas formas de relevo incluem a praia e rochas sobre o mar. Estas zonas são menos identificáveis ​​em profundos estuários do tipo fiorde.
Estuário Geografia e Oceano Marés
surfistas montam a forte pororoca no estuário do rio Severn .

marés fraco ou forte em relação ao fluxo do rio ajudar a determinar a forma geral de um estuário e suas formas de relevo . Pequenas variações das marés permitir a formação de ilhas de barreira e muitas vezes resultam em estuários rasos cunha salina. Marés mais fortes de uma gama limitada produzir estuários amplos que não se estendem muito longe rio acima. Marés forte influência relevo muito longe da costa , criando bancos de areia longas lineares e estuários com um alargamento em forma de trompete , como o estuário de Severn na Grã-Bretanha .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]