Quais são metais alcalinos radioactivos

? Os elementos na primeira coluna da tabela periódica são frequentemente chamados de metais alcalinos . Todos eles são muito reativos e, portanto, raramente , se alguma vez encontrado na forma pura na natureza. Como você vai para baixo da coluna , eles tendem a se tornar mais reativa , de modo que o lítio é o menos reativo do grupo, enquanto francium é o mais reativo. Vários isótopos de metais alcalinos são instáveis ​​e, portanto, altamente radioactivos . Frâncio

Frâncio é um bicho estranho raramente encontrados, exceto em quantidades vestigiais . De acordo com Jefferson Lab , estima-se a crosta terrestre contém um simples pingo de francium no total a qualquer momento . Frâncio é formado pelo decaimento radioativo de elementos mais pesados ​​, mas é tão instável que se decompõe rapidamente , liberando radiação na forma de partículas alfa ou beta . Os cientistas podem produzir francium através de bombardeamento de nêutrons de um par de outros elementos , mas neste momento não tem usos importantes .
Césio Isótopos

O césio metálico é muito mais comum na natureza . O isótopo mais comum ou a variante de césio , o césio -133 , não é radioativo , e torna-se cerca de 1,9 miligramas por quilograma de massa na crosta da Terra . Há, no entanto , cerca de 11 isótopos radioativos de césio. Três delas têm meia-vida superior a dois anos; os restantes oito isótopos têm semi-vidas de menos de duas semanas . Alguns destes isótopos radioativos estão entre os produtos da fissão nuclear e decaimento radioativo nos reatores nucleares , por isso são uma possível preocupação em caso de uma liberação acidental de radiação ou uma explosão nuclear.
rubídio isótopos

Existem 24 isótopos de rubídio , mas apenas dois deles são realmente encontrados na natureza. Dos dois encontrados na natureza , no entanto , é um radioactivo . Cerca de 28 por cento do rubídio encontradas na Terra é de rubídio - 87 , que tem uma meia - vida de 4,9 x 10 ^ 10 anos e liberta as partículas beta como ele decai . Os outros isótopos não- naturais de rubídio são instáveis ​​e radioactivos ; assim como com o césio , eles podem ser produzidos através de bombardeamento de nêutrons ou decaimento de elementos mais pesados.
Isótopos de potássio

Praticamente todo o potássio que você vai encontrar na natureza é de potássio -39 ou de potássio - 41 , ambas as quais são estáveis ​​. Uma fracção de um por cento do elemento na Terra é de potássio - 40 , o qual é radioactivo e tem uma meia - vida de 1,265 x 10 ^ 9 anos. Ele pode decair por captura de um elétron , que se funde com um próton para formar um nêutron e um neutrino ; alternativamente , pode- se deteriorar , convertendo um neutrão em um protão , um electrão e um neutrino e libertando um electrão ( partícula beta ) no processo . Vários outros isótopos radioactivos de potássio são conhecidas, mas não existem na natureza .
De lítio e de sódio

Todos lítio e de sódio encontrado na natureza é estável e, portanto, não radioactivo . Físicos nucleares já descobertos vários isótopos radioactivos de sódio , o mais longo dos quais tem uma meia - vida de 2,6 anos ~ . O isótopo mais longevo de lítio tem uma meia- vida medido em milissegundos . Nenhum desses lítio ou sódio isótopos radioativos ocorrem na natureza .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]