As semelhanças entre a Terra e Marte

Embora a Terra e Marte pode parecer à primeira vista ser muito diferente, uma inspeção mais minuciosa revela uma série de semelhanças importantes na estrutura , atmosfera e as forças naturais que moldam suas formas de relevo . Devido a essas semelhanças , os cientistas estão estudando Marte para descobrir o que luz pode lançar sobre o passado eo futuro da Terra. Composição atmosférica

Terra e Marte têm atmosferas compostas tanto de oxigênio , dióxido de carbono e nitrogênio. No entanto , as concentrações de cada gás é muito diferente ; por exemplo, o dióxido de carbono representa cerca de 95 por cento da atmosfera de Marte , e quase 0,04 por cento da Terra. Como tal, a atmosfera de Marte se assemelha a da Terra aproximadamente 1 bilhão de anos atrás. De acordo com os cientistas da NASA , pode ser possível " terraform " a atmosfera marciana para produzir condições semelhantes à Terra .
Seasons e Dias

Terra e Marte têm cada quatro estações distintas , devido à sua inclinação semelhante ( a Terra tem uma inclinação de 23,4 graus , enquanto que Marte tem uma inclinação de 25,2 graus). O comprimento de um dia também é semelhante em ambos os planetas : Um dia marciano dura 24 horas e 39 minutos
Magnetic Fields

Evidências indicam que no início . sua história, Marte teve um campo magnético ativo. Este campo teria blindado Marte da radiação cósmica , e pode até lhe permitiram ter um ambiente relativamente earthlike . Além disso, parece que o campo magnético de Marte invertida periodicamente , assim como a da Terra faz.
Polar Ice Caps

Tal como a Terra , Marte tem grandes calotas polares , o tamanho que varia conforme a estação . Calota polar norte de Marte é composta principalmente de água, enquanto a tampa do sul é uma mistura de água e dióxido de carbono.
Estrutura planetária

Terra e Marte têm estruturas geológicas semelhantes . Ambos os planetas apresentam crostas duras e núcleos de ferro densas , e eles também contêm os mesmos elementos (embora em quantidades diferentes) . Embora a Terra é maior do que Marte , ambos têm cerca de 92 milhões de quilômetros quadrados de massa de terra . Em outras palavras , a área total da superfície de Marte é mais ou menos equivalente à área de superfície dos continentes da Terra.
Tectônica

forças tectônicas pode ter desempenhado um papel importante na formação Marte durante seus primeiros 500 milhões ano . Enquanto hemisfério sul de Marte parece intocado por grandes eventos tectônicos , o seu hemisfério norte é composto por rochas muito mais jovens . Os cientistas ainda estão estudando e debatendo a natureza exata das forças tectônicas no trabalho em Marte.
Vulcanismo

Mars tem vários vulcões enormes . Esses vulcões são semelhantes aos vulcões do Havaí , na medida em que produzir lava basáltica , mas são muito maiores . Marte mostra evidências de atividade vulcânica tão recente quanto alguns milhões de anos atrás, e os fluxos de magma sob a superfície do planeta ainda parecem estar moldando suas características superficiais.
Weathering

embora a atmosfera de Marte é muito mais fino que o da Terra , a erosão eólica parece ser uma força importante na formação de características da superfície do planeta. A circulação atmosférica é forte o suficiente para criar enormes tempestades de poeira , que percorrem e corroem formações de solo e rocha marciana . A existência de grandes dunas de areia , especialmente em torno dos pólos , é um dos resultados desse processo.
Água

Evidências sobre a superfície de Marte indica que o planeta já teve livremente água que flui como a Terra . Esta evidência inclui vales de rios, lakebeds , depósitos glaciais e indicações de grandes inundações . Grande parte da água do planeta é agora congelado em suas calotas polares; os cientistas ainda estão tentando determinar onde o resto foi, e por quê.