Fatos interessantes sobre Plutão

Plutão foi descoberto em 1930 e classificado como o nono planeta do sol. Plutão é menor do que um quinto do diâmetro da Terra . Relativamente pouco se sabe sobre ele em comparação com outros planetas do sistema solar, mas os cientistas têm feito muitas observações interessantes sobre este planeta indescritível. Descoberta

No final do século 19 , os astrônomos começaram a especular que um nono planeta foi alterando a órbita de Urano. Percival Lowell, fundador do Observatório Lowell , em Flagstaff, Arizona, começou a financiar a pesquisa para este novo planeta em 1906 , que ele apelidou de busca do Planeta X. Lowell para o nono planeta terminou com sua morte em 1916 , apesar de seu observatório sem saber capturado duas imagens de Plutão , sem reconhecer seu significado. Clyde Tombaugh retomou a pesquisa em 1929, e finalmente localizaram Plutão no ano seguinte. Órbita excêntrica
de Plutão

Ao contrário dos planetas do sistema solar, a órbita de Plutão é extremamente " excêntrico , " ou elíptica . Isso significa que cerca de 20 dos 248 anos da Terra que leva para orbitar o Sol, Plutão é realmente mais perto do Sol do que Neptuno. O último período que Plutão estava mais perto do Sol do que Netuno era a partir de 07 de fevereiro de 1979 , até 11 de fevereiro de 1999. Apesar de seus caminhos sobrepostos , Plutão e Netuno nunca vir remotamente perto um do outro .
estado
Kuiper Belt

de Plutão como um planeta entrou em questão , com a descoberta do Cinturão de Kuiper , em 1992. o Cinturão de Kuiper é uma região enorme do lado de fora dos planetas que está cheia de corpos menores . Os elementos que compõem Plutão são quase idênticos aos que compõem os outros objetos no Cinturão de Kuiper , ea descoberta posterior de maior Cinturão de Kuiper objetos com períodos orbitais semelhantes causar alguns cientistas a reconsiderar Plutão.
planeta anão

Quando os cientistas descobriram Eris, um objeto fora do Cinturão de Kuiper , que é 27 por cento maior do que Plutão , a União astronômica Internacional foi obrigado a estabelecer uma definição formal do que é um planeta . Parte da nova definição considerou que um planeta deve ter " limpado a região ao redor de sua órbita ", o que significa que não deve compartilhar sua órbita com outros objetos. Plutão não se encaixa nesta categoria e, portanto, foi reclassificado como um planeta anão.
Caronte, Nix e Hydra

Caronte é um satélite de Plutão, classificado como lua de Plutão sobre sua descoberta em 22 de junho de 1978 . o fato de que é mais do que a metade do tamanho de Plutão levou alguns a argumentar que Plutão deve ser classificado como um planeta do sistema binário. Reclassificação de Plutão como um planeta anão não resultou em uma reclassificação oficial de Caronte ; ele continua a ser classificada como uma lua. Nix e Hydra , dois satélites menores, foram descobertos em 2005.