Propriedades de planetas anões

Em 2006, uma nova classificação dos objetos do sistema solar foi revelado - o planeta anão . Esses órgãos são mais desenvolvidos do que os pequenos objetos encontrados no sistema solar , tais como cometas e asteróides , mas não é bem a par com os planetas . As propriedades primárias de planetas anões incluem suas órbitas , formas esféricas e falta de domínio gravitacional. Plutão

Descoberto em 1930, Plutão foi considerado o nono planeta . O planeta é muito menor do que o mercúrio, ou até mesmo a lua da Terra . Plutão também é diferente dos planetas terrestres , gigantes gasosos e gigantes de gelo que compõem os outros planetas do sistema solar. Propriedades de Plutão acendeu um debate que durou décadas entre os astrônomos sobre se Plutão era realmente um planeta ou se era algo diferente.
Kuiper Belt

O Cinturão de Kuiper é uma região do nosso sistema solar, além de Netuno , em que milhares de objetos estão orbitando o sol. Esses objetos são chamados de objetos do Cinturão de Kuiper ou KBOs . Muitos acreditavam que Plutão deve ser considerado o maior KBO , não um planeta. Em 2005 , os astrônomos identificaram um KBO ainda maior do que Plutão, Eris chamado . Esta descoberta trouxe o debate sobre se estes dois planetas KBOs foram nono e décimo a um crescendo .
Planetas Anões

Após a descoberta de Eris, o Internacional União Astronômica definir sobre a tarefa de classificar o novo objeto . Em 2006, esta associação mundial de astrônomos divulgou uma resolução que define planetas e uma nova categoria, planetas anões . Plutão, Eris e vários outros grandes KBOs são agora reconhecidos como planetas anões , embora nem todos os astrônomos concordaram com a nova classificação . De acordo com a resolução da IAU , planetas anões compartilhar três propriedades.
Anão planeta orbita

A órbita de um planeta anão é semelhante a um planeta regular. Planetas anões orbitam em torno do sol. Além disso, planetas anões não orbitam outros objetos. Isso diferencia -los dos satélites , ou luas , de outro planeta. Isto representa uma propriedade compartilhada entre os planetas e planetas anões.
Anão Planeta Forma

contrário asteróides e cometas , planetas anões conter massa suficiente para produzir uma forma quase esférica, causada por atração gravitacional. No caso de o asteróide Ceres , este requer um diâmetro superior a cerca de 560 milhas. Para objetos no Cinturão de Kuiper , esta massa exige um diâmetro superior a cerca de 250 milhas. Para uma comparação , o diâmetro da Terra é de cerca de 7900 milhas , ea Lua é de cerca de 2.160 milhas . Isso também representa uma propriedade compartilhada entre os planetas e planetas anões.
Gravitacional Dominação

A propriedade que representa a diferença fundamental entre os planetas e planetas anões é conhecido como domínio gravitacional. Ao contrário de planetas , planetas anões não têm massa suficiente para limpar sua vizinhança do sistema solar, ou o caminho orbital. Planetas anões orbitam o Sol em cintos que ainda contêm milhares de pequenos objetos. Originalmente , a órbita dos planetas também continha tais objetos ; no entanto, eles continham massa suficiente para absorvê-los ou quer espalhá-los .