Experimentos para Cromatografia em papel

Talvez em um momento ou outro que você baixou corante alimentício em papel por acidente. Sem saber, você tinha os ingredientes de um experimento científico chamado cromatografia em papel . Você pode usar esta técnica para separar misturas como corante alimentar e ver as cores separadas diante de seus olhos . O melhor de tudo , esta experiência não é apenas diversão, mas é útil também. Terminologia

cromatografia de papel ( PC) é muito parecido com cromatografia em camada delgada (TLC) , uma rápida e conveniente químicos teste usa com freqüência no laboratório. Como o seu nome implica , no entanto , depende de PC numa folha de papel de filtro para efectuar a separação . O papel inicia -se com a sua ponta inferior suspensa em uma camada de solvente como a água ou álcool . À medida que o solvente sobe o papel por ação capilar , que transporta as moléculas em sua amostra com ele, e as diferenças na estrutura molecular causar algumas moléculas para migrar mais lentamente do que outros.
Misturas

Você pode separar um monte de misturas . Misturas coloridas são o mais divertido , porque você pode ver as cores se separam. Marcadores de corante alimentar e sharpie são escolhas favoritas para laboratórios introdutórios. Corantes de M & Ms ou Skittles são uma escolha mais aventureiros , embora dar mais trabalho , porque você precisa extrair o corante do doce , mergulhe -os em algum fio, em seguida, solte -os do fio para garantir que você está recebendo apenas tingir e não contaminantes .
Setup

Assim que tiver o seu material , você pode começar a sua configuração para o experimento. Pegue uma folha de papel rectangular filtro grande o suficiente para caber dentro de um copo sem dobrar ou rodar. Desenhar uma linha sobre ~ 1-2 cm ou assim acima da parte inferior da folha , coloque um clipe de papel com uma corda enrolada por ele para o topo do seu papel e pendurá-lo no interior do copo
. o Experimento

Despeje um pouco de solvente na parte inferior - uma camada talvez cerca de meio centímetro de espessura ou menos - e tampe o copo com um vidro de relógio. Verifique se a parte inferior do papel não está a tocar o solvente , e deixe agir por meia hora para que o ar interior torna-se saturado com vapor . Retire o papel de cromatografia , e identificar uma pequena bagatela de amostra para a linha que você desenhou , que irá servir como linha de partida. Colocar o papel para dentro da proveta com a parte inferior do papel no solvente vai permitir que o solvente para absorver no papel . Veja que a linha com a amostra (s) em que é acima da camada de solvente , ou suas amostras irá dissolver e você não terá nenhum resultado. Coloque o vidro de relógio de volta no copo , e assistir a amostra subir o papel.

Considerações

Uma vez que você aprendeu a técnica , tente experimentar com diferentes concentrações de solvente . Pode-se utilizar álcool em água , por exemplo , variar , mas a concentração de álcool . Você também pode fazer o experimento mais quantitativa , traçando uma linha para marcar a posição mais distante alcançado pelo solvente depois de remover o papel do copo. Meça a distância entre a linha de partida ao ponto alcançado por cada composto , em seguida, dividi-lo pela distância percorrida pela frente a partida . Esse cálculo vai lhe dar um número chamado de fator de retardamento (Rf) para que você possa comparar diferentes compostos .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]