Tipos de Recursos Geografia em um limite de placa

A teoria da tectônica de placas , formulada na década de 1960 , descreve como a crosta da Terra é fraturado em , pelo menos, uma dúzia de placas distintas. Como estas placas lentamente mover-se , eles interagem uns com os outros , formando zonas de fronteira . Cada um destes diferentes tipos de limites de placas produz características geográficas únicas na superfície , incluindo linhas de falhas , trincheiras, vulcões , montanhas, cordilheiras e vales de rift . As linhas de penalidade

A fronteira em transformação conecta dois limites divergentes , a criação de uma linha de falha . Esta linha representa uma área de corte , onde duas placas se movem horizontalmente uma contra a outra . Um exemplo de uma linha de falha é a falha de San Andreas , que liga o Pacífico Leste , ao sul, com o Sul Gorda, Juan de Fuca e explorador Cumes , ao norte.

Trincheiras

Trincheiras são características geológicas formadas por limites convergentes . Quando duas placas tectónicas convergem , o prato mais pesado é forçado para baixo , criando uma zona de subducção . Este processo resulta na formação de uma trincheira . A Fossa das Marianas é um exemplo de uma trincheira , formado pela convergência de duas placas oceânicas. A parte mais profunda da trincheira , o chamado Challenger Deep , é mais de 36.000 metros de profundidade , mais profundo do que o Monte Everest é alto .
Vulcões

Outra característica geológica que resulta de uma zona de subducção é vulcões. Quando a placa a ser forçado para baixo começa a derreter , este magma sobe para a superfície , formando vulcões . Monte Santa Helena é um exemplo de um vulcão formadas por uma placa oceânica que é subduzindo sob a placa continental da América do Norte . Quando duas placas oceânicas convergem , tanto uma trincheira e uma série de vulcões se formam . Esses vulcões pode construir para produzir cadeias de ilhas , como as Ilhas Marianas , que estão localizados ao lado da Fossa das Marianas .
Cordilheiras

Quando duas placas continentais convergem , nem das placas flutuantes é capaz de dar forma e submergir sob a outra . Isso resulta em uma colisão forte , que produz um tremendo , a pressão de esmagamento . Em última análise, essa pressão faz com que grandes deslocamentos verticais e horizontais , formando grandes picos . O Himalaia , uma das mais altas cadeias de montanhas do mundo, é um exemplo de uma característica geológica que é formado quando as placas continentais colidem.
Cumes

Em frente de uma limite convergente, um limite divergente é formado pela propagação de uma placa tectônica . Este processo alimenta magma para a superfície , criando uma nova crosta . Zonas divergentes em placas oceânicas formam uma característica geológica chamada de um cume, forçado para cima pela pressão do magma em ascensão. A Mid-Atlantic Ridge é um exemplo de uma formação limite divergente oceânica.
Rift Vales

Quando os limites divergentes ocorrem em placas continentais , uma característica geológica diferente, chamado de vale do Rift , é formado. Estas depressões encher lentamente com água, formando lagos , como o seu nível cai . Em última análise , o que vai formar um chão de novo para o mar . Um exemplo deste tipo de formação geológica é o Africano Rift Zona Leste . Esta zona de fractura em particular é chamado uma junção tripla , pois representa o desvio de três placas , formando um " Y" . As placas envolvidas são a Placa Arábica, e as duas placas de africanos, a Núbia eo Somolian .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]