Parece que você está encontrando um problema comum com discos PCSX2 e PS2 físicos. Aqui está uma análise do problema e como corrigi-lo:
O problema: PCSX2 emula principalmente o hardware do PS2. Ele não lê discos físicos diretamente como um console PS2 faz. Para jogar a partir de um disco, você precisa usar uma unidade óptica externa conectada ao seu computador e uma ferramenta de software como "
Daemon Tools Lite " para criar imagens de discos virtuais (arquivos ISO) a partir de discos físicos. Esses arquivos ISO podem então ser carregados no PCSX2 para emulação.
A solução: 1.
Obtenha uma unidade óptica externa adequada: Certifique-se de que sua unidade suporte a leitura de discos PS2 (DVD-ROM).
2.
Instale o Daemon Tools Lite: Baixe e instale o Daemon Tools Lite. É um software confiável e gratuito para criação de imagens de disco virtual (ISOs).
3.
Crie um arquivo ISO: - Insira o disco do jogo PS2 na unidade externa.
- Abra o Daemon Tools Lite e selecione "Criar imagem".
- Escolha as configurações corretas para o tipo de disco do jogo (DVD-ROM) e local do arquivo ISO.
4.
Carregue o ISO no PCSX2: - Abra o PCSX2.
- Vá em “Sistema”> “Configurar”> aba “CDVD”.
- Clique no botão "Navegar" e selecione o arquivo ISO que você criou.
5.
Inicie o jogo: - Volte ao menu principal do PCSX2 e selecione “Executar”.
Solução de problemas: *
Problemas de driver: Se a sua unidade externa não for reconhecida, certifique-se de que o driver esteja instalado corretamente.
*
Problemas de compatibilidade: Certos jogos podem ter problemas de compatibilidade com PCSX2, mesmo com um arquivo ISO criado corretamente. Pesquise problemas conhecidos e possíveis soluções online.
*
Problemas de hardware: Se a unidade externa não reconhecer o disco PS2, pode ser um problema de hardware com a unidade.
Dicas adicionais: *
Velocidade do jogo: Para uma jogabilidade tranquila, certifique-se de que seu computador atenda aos requisitos mínimos de sistema para PCSX2.
*
BIOS: PCSX2 requer um arquivo BIOS PS2 para funcionar. Certifique-se de ter o arquivo BIOS correto para sua região (por exemplo, EUA, UE).
*
Plug-ins: Experimente diferentes plug-ins para gráficos, som e outros componentes para otimizar o desempenho do jogo.
Lembre-se: Sempre faça backup de seus discos PS2 originais. A criação de arquivos ISO é para uso pessoal e não deve ser usada para distribuição ilegal.
Deixe-me saber se você tiver mais dúvidas ou precisar de instruções específicas para qualquer uma dessas etapas!