A diferença entre os grupos e Superclusters

galáxias não estão espalhadas aleatoriamente em todo o universo . Ao invés de ser ilhas isoladas no espaço, eles são freqüentemente encontrados agrupados em clusters. Por sua vez, esses agrupamentos podem eles mesmos ser aglutinados em " grupos de grupos " chamados superaglomerados . A diferença mais óbvia entre aglomerados e superaglomerados é simplesmente um dos escala, mas também há diferenças mais sutis em termos de forma e dinâmica . Tamanho

O Grupo Local de galáxias , da qual a nossa Via Láctea faz parte , é muito pequeno para se qualificar como um aglomerado de galáxias : é cerca de 3 milhões de anos -luz de diâmetro e contém apenas cerca de 50 galáxias , a maioria dos quais são anãs . Mais típico de um verdadeiro cluster é o aglomerado de Virgem , cerca de 60 milhões de anos- luz da Terra. Ele contém mais de 2.000 galáxias dentro de um diâmetro de 9 milhões de anos-luz. Tanto o aglomerado de Virgem e do Grupo Local , juntamente com cerca de uma centena de outros clusters e grupos, encontram-se dentro do muito maior superaglomerado de Virgem , que é de cerca de 100 milhões de anos -luz de diâmetro .
Forma

maioria dos aglomerados de galáxias são desbastadas como um elipsóide tridimensional. Alguns, como o aglomerado de Virgem , tem uma estrutura irregular sem centro claramente definido. Outros são mais regular, com uma forma quase esférica e aumento da densidade em direção ao centro . Um exemplo bem conhecido deste último tipo é o aglomerado de Coma , composta por mais de 3.000 galáxias em um volume de aproximadamente esférica 20 milhões de anos -luz de diâmetro . Em contraste com a forma arredondada de aglomerados , superaglomerados são geralmente mais plana e mais fino, por vezes aproximando uma forma de disco .

Dynamics

Uma das razões para a diferença na forma entre aglomerados e superaglomerados é que os clusters , sendo menor , tiveram tempo para chegar a um estado estável de equilíbrio. Eles estão unidos por gravidade , assim como as galáxias individuais . Isso não é verdade de superaglomerados - eles são tão grandes que não houve tempo suficiente desde o início do universo para eles para atingir o equilíbrio . Como tal, superaglomerados são efetivamente ainda em processo de formação .

Escalas ainda maiores

Apesar do tamanho enorme de superaglomerados , eles não são as maiores estruturas do Universo . Agregações de superaglomerados formam vastas camadas e filamentos no espaço , intercaladas por enormes vazios cósmicos. Este último conta com mais de 90 por cento do volume do universo , mas eles são praticamente vazio de galáxias. As "paredes" entre esses vazios são, indiscutivelmente, as maiores estruturas existentes . A Grande Muralha Sloan , por exemplo, descobriu , em 2003, usando dados do Sloan Digital Sky Survey , é estimada em mais de um bilhão de anos-luz de tamanho.

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]