Como é que o planeta Plutão Obter seu nome

? Por um tempo, o distante, pequeno mundo de Plutão era conhecido como nono planeta do sistema solar. Tudo isso mudou em 2005 , quando a União Astronômica Internacional reclassificou -o como um planeta anão . Descoberto em 1930, Plutão tem o nome de uma fonte incomum: Ele é o único mundo chamado por uma menina de 11 anos de idade . Em homenagem ao seu lugar importante na história , os astrônomos se referem a todos os planetas anões que a órbita além de Netuno como " Plutóides ". O nome de Plutão

Percival Lowell , astrônomo americano , previu a existência e localização de Plutão em 1905. Ele baseou esta previsão sobre irregularidades nas órbitas de Netuno e Urano , que ele atribuiu ao gravitacional efeitos de um planeta desconhecido . Infelizmente, ele morreu antes de encontrar. Em 1930 , Clyde Tombaugh descobriu o planeta minúsculo , do Observatório Lowell , em Flagstaff, Arizona. Venetia Burney, um 11-year -old girl Inglês, sugeriu o nome Plutão para seu avô , em homenagem ao deus romano do submundo. Seu avô enviou o nome ao observatório, e Tombaugh eventualmente escolheu. O nome também homenageia Percival Lowell, em que as duas primeiras letras representam as iniciais dele . Características
de Plutão

diâmetro de Plutão é menos de um quinto da Terra, e cerca de dois terços da lua de . Os cientistas acreditam que ele tem um núcleo rochoso cercado por gelo de água. Também podem ter uma cobertura de luz de metano e azoto geada . Plutão tem uma órbita altamente excêntrica , o que significa que a sua distância do sol varia muito . Na sua maior aproximação com o Sol, Plutão é realmente dentro da órbita de Netuno. No seu ponto mais distante , o planeta anão é mais de 49 vezes mais longe do Sol do que a Terra é . O comprimento da órbita de Plutão é de 248 anos terrestres ; seu dia é igual a 6,4 dias terrestres .

Luas de Plutão

em 1978, os astrônomos descobriram que Plutão tinha uma lua. Eles a chamaram de Caronte, após o demônio que transporta as almas para o submundo na mitologia grega. Caronte é quase a metade do tamanho de Plutão , o que levou muitos astrônomos a considerá-los um sistema binário , ou sistema duplo - anão planeta. Em 2005 , o Telescópio Espacial Hubble ajudaram os astrônomos identificar duas luas adicionais , agora chamado de Nix e Hydra .
Anão Planeta Estado

o status de Plutão como um planeta sempre foi assunto ao debate. Em 2005, os astrônomos descobriram Eris , um outro objeto distante que é aproximadamente o mesmo tamanho de Plutão. A questão de se Eris era um décimo planeta reacendeu o debate sobre Plutão. Em 2006, a União Astronômica Internacional elaborou a classificação "planeta anão " para objetos que são mais desenvolvidos do que os asteróides , mas não muito grande o suficiente para ser planetas. A principal diferença é que um planeta anão não domina o seu " bairro", o que significa que não tem a força gravitacional para varrer sua órbita limpa de outros objetos.