Qual é a diferença entre Hélio & amp; ? Nitrogênio

hélio e nitrogênio têm muito em comum : ambos são insípido, inodoro, não tóxico e geralmente inerte , e ambos são gases à temperatura ambiente e pressão. No entanto, eles têm algumas diferenças muito importantes em suas propriedades atômicas e físicas , que surgem a partir da diferença no número de prótons no núcleo - a mesma coisa que faz com que um átomo de um elemento particular. Núcleos

No centro de um átomo é um núcleo contendo prótons com carga positiva e nêutrons sem carga . Circundante e orbitando o núcleo de carga positiva são elétrons carregados negativamente , que são atraídos eletrostaticamente para o núcleo por causa de suas cargas elétricas opostas . Em átomos de hélio , o núcleo contém dois prótons e dois nêutrons normalmente . No entanto, em nitrogênio , o núcleo contém sete prótons e sete nêutrons normalmente . Para um elemento particular, o número de prótons é sempre a mesma , mas o número de nêutrons pode variar e determina o isótopo .
Elétrons

O número de elétrons em um átomo é igual ao número de protões no núcleo . Portanto , o hélio tem dois elétrons por átomo, mas o nitrogênio tem sete elétrons por átomo. O hélio é um gás nobre , pois seu mais exterior - e única - shell de elétrons é completo, contendo dois em dois elétrons possíveis . Em contraste , o nitrogênio é um não-metal , pois sua casca mais externa não é preenchida , contendo cinco dos oito possíveis elétrons.

Bonding

As diferenças na ocupação das conchas de electrões levar a diferenças na ligação entre os átomos de hélio e de azoto . No caso do hélio , nenhuma ligação entre os átomos de hélio é observado porque sua casca mais externa é completa e adição de mais elétrons seria energeticamente desfavorável. Por outro lado , existe azoto como uma molécula diatómica porque cada átomo de azoto tem um revestimento externo de electrões incompleta . A formação de uma ligação covalente tripla entre dois átomos de nitrogênio permite átomos para completar a sua camada externa de oito elétrons através da partilha de seis elétrons entre eles.
Ebulição e pontos de fusão

o ponto de ebulição é azoto -195,79 graus Celsius , o que é 73,14 graus mais elevado do que o ponto de ebulição de hélio , a -268,93 graus Celsius . O ponto de fusão é de azoto -210,1 graus Celsius , mas o hélio não solidificar mesmo à pressão atmosférica . Esta diferença é causada pelas diferenças de interações entre os átomos de hélio e moléculas de nitrogênio , que são muito fracos em hélio e um pouco mais forte em nitrogênio .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]