Quais são algumas características únicas de Saturno

? Saturno - o sexto planeta a partir do sol - foi descoberto por Galileu no início de 1600 . Desde a sua descoberta , Saturno continua a fascinar os astrônomos de todo o mundo. O segundo maior planeta do sistema solar, que é tão diferente da Terra que é muitas vezes referida como a " Jóia do Sistema Solar. " Anéis
Os anéis de Saturno são compostos de gelo , rocha e poeira.

Saturno é o único planeta do nosso sistema solar que tem anéis que são visíveis com um telescópio simples. Outros planetas , como Urano e Netuno , também têm anéis, mas eles exigem um telescópio mais poderoso , a fim de vê-los. Apesar de sua aparência , os anéis de Saturno não são sólidos, mas na verdade composta de rochas, gelo e poeira. Os anéis também são muito finos - apesar de ser muitos quilômetros de largura, os anéis são muitas vezes mais de um quilômetro de espessura órbita
Tempo

de Saturno é extremamente lento. . Um ano em Saturno é o mesmo que 29 anos na Terra. No entanto , apesar de sua órbita lenta , Saturno gira extremamente rápido - o dia em Saturno média é de pouco menos de 11 horas terrestres. A rápida rotação de Saturno pode também explicar como os ventos podem atingir velocidades de mais de 1800 quilômetros por hora ( mais de 1100 mph).
Densidade

Mesmo que Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar ( com Júpiter ser o maior ) , é surpreendentemente leve . Isso ocorre porque o planeta é feito quase inteiramente fora do gás, principalmente hélio. É impossível ficar na superfície de Saturno, porque não há praticamente nenhuma superfície para se sustentar. Na verdade, Saturno é tão leve, que é o único planeta do nosso sistema solar , que seria capaz de flutuar em uma banheira cheia de água.
Luas