Lista de Sistemas Solares

A história dos sistemas solares , também conhecidos como sistemas planetários , é um curto. A grande maioria das grandes descobertas todos vieram nos últimos 20 anos. A única exceção , é claro, de ser o nosso próprio sistema solar, descoberto muito antes. Em março de 2011 , havia 258 sistemas planetários conhecidos que cercam estrelas da sequência principal . A maioria destes são sistemas solares de um único planeta , embora existam alguns sistemas contendo até quatro ou cinco planetas. 51 Pegasi

Anunciado em outubro de 1995, a 51 Pegasi foi o primeiro sistema planetário já descoberto , feito por Michel Mayor e Didier Queroz no Observatoire de Genève , na Suíça. 51 Pegasi contém uma estrela parecida com o Sol orbitado por um planeta da classe Júpiter.
Upsilon Andromedae 2

O primeiro sistema multiplanet a ser confirmado foi Upsilon Andromedae 2 , com a primeira das descobertas sendo anunciados em 1997 e mais tarde confirmada em 1999. Upsilon Andromedae 2 contém um planeta semelhante a Júpiter e dois planetas maiores, enquanto os cientistas têm sugerido a existência potencial de um quarto planeta .

PSR B1620 -26

PSR B1620 -26 é um sistema estelar binário , que também foi o primeiro sistema planetário Multistar descoberto. Confirmado em 1999 e 2000 por relatórios científicos , este sistema tem um único planeta que orbita duas estrelas, um pulsar e anã branca.
Gliese 581

Gliese 581 é uma sistema planetário famoso por várias razões. Foi o primeiro sistema planetário descoberto com um planeta como a Terra ( Gliese 581d ) orbitando dentro da sua zona habitável . Embora desde então, os cientistas têm especulado que é provavelmente demasiado quente para ser habitável. Há um outro candidato para a habitação também orbitam Gliese 581 chamado Gliese 581g , que foi confirmada em 2010.
Kepler 11