Descrição das forças de dispersão

forças de dispersão são parte da van der Waals de atração ou repulsão entre moléculas. Também conhecida como forças de dispersão de London , que ocorrem durante as mudanças temporárias na densidade eletrônica nuvem ao redor átomos e moléculas , seja polar ou apolar . A força de dispersão de London foi nomeado após o físico americano alemão , Fritz London , que primeiro explicou a atração entre os átomos de gases nobres. Esta força é às vezes chamado de um dipolo atração induzido -dipolo induzido. É a mais fraca força intermolecular , porque é apenas uma atração temporária que resulta quando os elétrons em dois átomos adjacentes fazer os átomos formam dipolos temporários. Por outro lado, as ligações intramoleculares são muito mais fortes . Polarizabilidade

polarizabilidade ( a facilidade com que os electrões de distribuição em torno de um átomo ou molécula pode ser distorcida ) leva a forças de dispersão mais fortes entre as moléculas . Os elétrons em uma molécula de formar uma nuvem em constante mudança. Em uma molécula apolar , os elétrons são distribuídos igualmente , mas às vezes um lado ou o outro vai ganhar um excesso de densidade eletrônica . Quando se aproxima de outra molécula , ele pode sentir isso dipolo . Os elétrons em torno da segunda molécula então reorganizar-se para que haja uma interação favorável entre os dois. Apesar de todas as moléculas têm forças de dispersão , eles costumam permanecer muito fraco e os seus efeitos não se manifestam , se as moléculas são mantidas juntas por forças mais fortes, por exemplo , rede de ligações covalentes ou grandes dipolos , permanentes. No entanto, um momento de dipolo temporário ou transitório pode induzir um momento de dipolo em uma molécula próxima , fazendo-a ser atraídos para a primeira molécula .
Forma molecular

A forma de moléculas afeta o modo como fortes forças de dispersão será entre eles. As moléculas que formam um líquido à temperatura ambiente mostram forças de dispersão mais fortes do que as moléculas equivalentes com o mesmo peso molecular que são não polares . Por exemplo, cilíndrico n- pentano moléculas ( que compreendem um líquido ) entrar em contacto uns com os outros de forma mais eficaz do que as moléculas neopentano mais esféricas ( que permanecem como um gás ) .
Molecular Tamanho

a força de forças de dispersão varia como a molécula se torna mais elevado . Maiores, os átomos e as moléculas mais pesadas apresentam forças de dispersão mais fortes do que os menores , mais leves , porque os átomos e as moléculas maiores têm elétrons de valência que estão mais distantes do núcleo. Sua construção menos apertado que lhes permite formar mais facilmente dipolos temporários.
Efeitos físicos

forças de dispersão de determinar se , e em que condições , uma substância torna-se um líquido ou sólido . Eles causam substâncias não polares para condensar a líquidos e para congelar em sólidos quando a temperatura é suficientemente reduzido . Por exemplo, o ponto de ebulição indica o quão forte as forças intermoleculares são . As moléculas que contêm átomos grandes ( por exemplo , bromo , iodo) são altamente polarizável e sujeita a fortes forças de dispersão . Assim , descendo o grupo de halogéneo na tabela periódica , o aumento de fusão e pontos de ebulição . Quanto mais elétrons na molécula , maior as forças de dispersão intermoleculares . Iodo, que tem 106 elétrons por molécula , faz com que dipolos mais temporários do que outras moléculas e, portanto, tem o mais alto ponto de fusão : 183 graus Celsius

.

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]